fbpx

17 maneiras simples de aprender a se amar

Talvez, você, depois de passar por alguns altos e baixos inacreditáveis, sinta um certo desgosto pela vida, você pode estar tentando aprender a ter mais amor próprio. Você sabe que precisa ter compaixão e paciência consigo mesmo, mas sua própria personalidade ou a maneira como os homens a trataram no passado diminuíram seriamente sua auto-estima. Mas agora, isso acabou!, vou ensinar você, e estará pronta para assumir o controle da situação e aprender a se amar, para que os outros possam te amar ainda mais.

Por que você precisa aprender a se amar?

Se você já ficou preso em uma espiral descendente de dúvida e autocrítica, pergunto: é assim que você quer viver sua vida daqui para frente? Ou você prefere aprender a aceitar suas falhas e ser uma pessoa feliz em geral?

Aqui abaixo estão algumas razões pelas quais precisa aprender a se amar e desejar ardentemente uma vida realizada:

Auto-compaixão é importante!

Quando você aprende a se perdoar, aprende a se respeitar. Digamos que você deixou cair sua xícara favorita e ela se partiu em mil pedaços. Você está se amaldiçoando (xingando horrores) por fazer isso. Mas você sabe!, foi um acidente. Você não quis. Aprender a ter auto-compaixão permite que você se trate da mesma maneira que faria com os outros.

Segundo em alguns estudos que fiz recentemente, existem três componentes para a autocompaixão :

  • Auto-bondade:   ser solidário consigo mesmo; tratando a si mesmo como faria com alguém de quem gosta.
  • Humanidade comum:  entender que todos cometem erros e você não é o único a cometê-los; reconhecendo que todo mundo sofre.
  • Atenção plena:  observando seus pensamentos e emoções sem julgamento; estar presente no momento mesmo quando sentimentos negativos aparecem do nada.

Crie confiança!

Quanto mais você aprende a se amar, mais confiante se torna . Quando você aprende a calar a voz negativa em sua cabeça, começa a perceber que essa sensação é realmente maravilhosa. Você estava assim à um bom tempo, é óbvio, mas às vezes é preciso uma mudança mental significativa para ver dentro de sí mesmo.

Você precisa se amar antes de atrair o amor de outra pessoa.

Pesquisas mostram que, se você tem dúvidas, é mais provável que esteja insatisfeito com seu relacionamento . Você pode estar mais inseguro e questionar cada movimento de seu parceiro, temendo que ele te deixe. Por outro lado, se você aprendeu a se amar e ganhar autoconfiança, estará mais seguro em seu relacionamento (ou futuro se por acaso estiver atualmente solteira).

17 estratégias comprovadas para aprender a se amar

Coloque tanta energia em amar a si mesmo quanto ama os outros.

“eu sempre lutei para me amar. Como é possível que eu mude isso na minha vida? ”

Entendo que esse pode ser um padrão que você carregou com você a vida toda – ou desde uma série de relacionamentos ruins – mas, por favor, entenda que, se você quer aprender a se amar, você tem esse poder. As dicas que vou lhe dar não são complicadas. Você não precisará de um terapeuta. Você só precisa colocar em prática e trabalhar um pouco todos os dias. Confie em mim!

1. Encontrar significado na existência

Reflita sobre o seu valor, pensa o quão você é importante no seu trabalho, amigos, familiares e sociedade. Encontre em você qualidades que ajudam a colaborar para o mundo, se ainda não, pense!, tenho certeza que possuem qualidades/dons que podem sim, ajudar pessoas. Repare o tão linda é a vida, do amanhecer até o anoitecer e veja que a natureza possui um ciclo maravilhoso que não pode ser rompido, você estando de bem ou de mal consigo mesmo, a vida está acontecendo. Se encontre na vida, reveja seus sonhos, metas, pessoas que deseja conhecer, países que queira visitar, como é o homem ou mulher que deseja para a sua vida, pense no quão bonito pode ser o nome dos seus filhos e por ai vai. Somos todos peças de um quebra-cabeça no mundo, engrenagens que a cada pequena ação gera um acontecimento bom nessa vida.

2. Evite se cobrar demais ou pegar pesado consigo mesma

Você é duro consigo mesma? Você costuma sentir que não consegue corresponder às suas próprias expectativas? Pergunte a si mesmo por que você se mantém (poderá ser seu filho eu sei, mas hoje nesse estudo, o foco é você) com padrões tão altos. A quem você realmente está tentando agradar? Talvez seus pais, que sempre quiseram que você muito bem na faculdade? Ou um parceiro do passado que constantemente criticava você?

Perceba que  você é a única pessoa que você precisa agradar e, se você está sendo duro consigo mesma, precisa relaxar.

Aqui está um exemplo. Talvez você se esforce tanto quando se exercita que acaba se machucando. Você quer fazer uma milha em cinco minutos empurrando, empurrando, empurrando … e, em seguida, acaba incapaz de correr depois de machucar um músculo.

Por que é importante que você atinja esse objetivo? Isso é viável? Em vez disso, defina metas mais realistas. Talvez você reduza lentamente sua meta de tempo em cinco segundos. Isso é realizável. Com o tempo, você pode acabar nesse ponto de cinco minutos, mas precisa ser compreensivo consigo mesmo (sem prejudicar seu corpo) para chegar lá quando estiver pronto.

3. Pare de se comparar com todos os outros

Na aula de ioga, você está tão ocupado observando a flexibilidade da mulher ao seu lado que cai durante a pose do corvo. Você está constantemente triste que suas amigas estão em relacionamento com grandes homens e você ainda está solteira. Você sente que tudo é um concurso … que você definitivamente está perdendo.

Aqui está a coisa – e é algo que você precisa aprender e determinar que nesses próximos anos entenda –  somos todos diferentes. Você não pode se comparar a ninguém, porque você não é como ninguém!

Na próxima vez que você perceber que está se comparando a alguém, pare, reconheça o que esteja fazendo e deixe para lá. Aceite o que você está fazendo da melhor maneira possível.

4. Perdoe-se

Você perdoaria um amigo, não é? Por que não se perdoar?

Nesse exemplo, eu dei sobre quebrar um copo e ficar bravo consigo mesma, isso ressoou? Você se critica e fica frustrado com algo que fez (ou não fez)? Se um relacionamento termina, você se culpa, mesmo que o motivo não tenha nada a ver com você?

Se você cometer um erro, aceite que erros acontecem sempre. Quebrar esse copo (ou terminar um relacionamento) não vai arruinar sua vida. Mas você pode ter um crítico interno que começa a falar coisas ruins na sua cabeça assim que comete qualquer erro. Como você pode desligá-lo ? Reconheça gentilmente a voz e transforme a mensagem em algo mais compassivo. Por exemplo:

Voz interior:  Não acredito que você assustou aquele cara! Era muito cedo para dormir com ele! Agora você está sozinha de  novo !

Voz compassiva:  o relacionamento terminou porque não éramos certos um para o outro. Nada do que eu poderia ter feito teria mudado isso.

5. Não defina parâmetros para o seu amor

Se eu pudesse perder 10 Kilos (ou ganhar), eu poderia aprender a me amar …

Quando eu encontrar um namorado, me sentirei melhor comigo mesma …

Se você se encontra definindo parâmetros em torno do que precisa antes de aprender a se amar, nunca o fará. Você está constantemente buscando idéias indefinidas sobre o futuro e baseando sua própria autoestima nelas.

Em vez disso, tente a prática da atenção plena de estar no momento, isso dá muito certo.  Tudo o que você tem é esse momento agora; sem passado, sem futuro. O que você pode amar em si mesmo agora? Talvez você tenha terminado um ótimo treino ou estudo e esteja se sentindo bem. Talvez um homem tenha visto você quando estava atravessando a rua (talvez tenha sido eu, brincadeirinha kk). Talvez sua amiga tenha lhe enviado uma mensagem para dizer que está pensando coisas boas de você. Se você se afastar de propósitos incertos em sua vida e parar de olhar na direção que acha que deveria ser, provavelmente perceberá que é ótimo.

6. Faça do autocuidado parte de sua rotina

Você tem o hábito de fazer coisas pela sua saúde e bem-estar, como massagens, unhas ou até mesmo tomar um longo banho quente ininterrupto? Muitas mulheres não, especialmente se têm filhos (e ser mãe solteira não é fácil!). Mas o autocuidado é tão crítico para todos nós . Isso nos torna mais saudáveis, emocionalmente equilibrados e sem estresse.

E, assim como no avião, quando eles dizem para você colocar sua máscara de ar antes de ajudar os outros, você precisa nutrir sua própria alma antes de tentar ajudar a da outra pessoa.

7. Compre um presente de vez em quando

Você é rápida em comprar um chocolate de R$ 30,00 no aniversário de um amigo, mas nunca sonharia em gastar esse tanto consigo mesmo. Parte de aprender a amar a si mesmo é valorizar tanto o próprio tratamento quanto as pessoas de quem gosta.

Você não precisa gastar R$ 30,00 em um chocolate para se cuidar. Que tal um café expresso em uma cafeteria top de BH com um bom livro do lado?

8. Trate-se da mesma maneira que você trata seus amigos

Você é conhecido por ser um amigo incrível. Você dedica seu tempo e energia às pessoas do seu círculo social. Então, por que você não pode fazer o mesmo por si mesmo?

É o contrário da Regra de Ouro: trate-se da maneira que você trata os outros. Seja gentil. Seja compreensivo. Seja companheiro.

9. Aceite suas falhas (e trabalhe nelas)

Aqui está um segredo: as pessoas que se amam não são perfeitas. Eles são tão falhas quanto você. Mas eles aceitam essas falhas e tentam melhorá-las, e é isso que as torna diferentes.

Suas falhas parecem gigantescas ? Elas são tudo que você vê sobre si mesma? Afaste-se delas e concentre-se em todas as coisas incríveis sobre você. Claro, talvez você seja rápido em se enfurecer e odeie isso, mas também peça perdão a um amigo com quem briga. Talvez você tenha sido grossa com o cara que gosta, mas isso é porque você é muito cheio de amor, pense nisso.

Sim, você tem falhas. E você deve trabalhar para melhorá-las. Mas você nunca estará 100% livre de falhas, e vida que segue.

10. Pare a conversa negativa consigo mesmo

Pare de ouvir o voz de fundo em sua cabeça. Ela não é real!

Ugg! Você é tão estúpida! .

Não acredito que você fez isso.

Claro que você estragou tudo. O quê mais?

Se você sente que há uma voz que mora na sua cabeça que constantemente critica todos os seus movimentos, você não está sozinha. A maioria das pessoas tem uma, embora sintonizem essa voz em diferentes graus. A chave é não deixar que ela dite como você se sente sobre si mesmo e como vive sua vida.

É preciso esforço para silenciar essa voz. Quando ouvir, fale novamente.

Sim, eu cometi um erro hoje. Mas não é o fim do mundo. Deixe-me em paz, voz!

Parece bobagem, mas depois de um tempo, ele se acalma.

11. Não fique preso no passado

É difícil não levar nosso passado conosco, especialmente em termos de relacionamentos passados. Talvez você tenha sido traído durante o seu casamento . Talvez seu ex-namorado sempre criticava você em tudo. É difícil não levar essa bagagem adiante para relacionamentos futuros.

Mas se você seguir em frente esperando que as mesmas coisas ruins aconteçam, você se limitará à sua felicidade. Se você espera que seu próximo parceiro o trapaceie ou abuse emocionalmente, nunca relaxará e se abrirá para a possibilidade do amor.

O que está feito está feito. Deixe o passado para trás e esperamos um futuro melhor.

12. Saiba dizer não

Você não tem ideia do quão o NÂO! é libertador. Quando você não aprende a se amar, pode acontecer de você deixar os outros ditarem como você tem que viver. Aqui está um exemplo: talvez você não se sinta à vontade para dizer não para as pessoas, e sempre que um amigo pede que você cuide do filho dela, você diz sim … mesmo que não queira, isso é horrível.

Ou você deixa as pessoas falarem mal e você sair por ai curtindo a sua paz interior.

Até você definir o que precisa dos outros, é difícil obtê-lo. Você precisa estabelecer seus limites e ser firme sobre eles. Diga ao seu amigo que você não pode mais cuidar de crianças. A vida continuará, eu prometo!

Conclusão: Tire o dia do não para se exercitar kk

13. Encontre o que há de bom na sua vida

Pode ser da sua natureza se concentrar no negativo, mas encorajo você a encontrar o lado positivo. Mesmo se você estiver completamente quebrado e seu carro estiver no conserto … você tem tempo para ler o seu livro preferido. Mesmo se você estiver solteira … você tem muito tempo para gastar com seus amigos.

Sempre há algo positivo … você apenas precisa encontrar.

14. Cerque-se de pessoas positivas

Você já parou para olhar as pessoas com quem passa o tempo e se perguntou o que falam pra você? Acontece que as falhas que vemos nos outros, muitas vezes possuímos . Se alguém está com raiva o tempo todo e isso dá nos nervos, você pode ter seus próprios problemas de raiva. Você não quer nutrir essas falhas, não é?

Cerque-se de pessoas com uma perspectiva positiva, que o apoiam, não importa o quê. Fique longe de pessoas com energia negativa, porque elas apenas o derrubarão.

15. Dê o amor que você deseja obter

Assim como você deve se tratar, da mesma maneira como trata os outros, também deve dar o amor que deseja receber. O que eu quero dizer?

Se você está constantemente triste por não ter encontrado amor ainda , procure ver se está colocando amor por aí. Você pode amar amigos, familiares e até animais de estimação. É como um bumerangue. Jogue lá fora e ele voltará.

16. Seja autêntico, não seja alguém

Pare de se contentar com menos do que você realmente quer!

Você pode olhar para uma amiga e achar que ela tem uma vida ótima. Então você pode tentar imitá-la. Vista-se como ela. Aja como ela. Tanto faz. Mas o fato é: você não é ela. Você é  você.  E mesmo que agora você não esteja confiante em quem você é, com o tempo, você será. A chave é ser autêntico e não experimentar outra persona.

Abrace quem você é, tanto o bom quanto o menos bom. Nós tendemos a ver apenas o negativo, enquanto outros veem o positivo. Pense na última pessoa que você namorou. Talvez ele tenha ficado impressionado com o quão inteligente e realizada você era … mas você não se sentiu nada especial. Tente se ver através dos olhos dos outros e você não terá nenhum problema em ser você mesmo.

17. Aprenda com seus erros

Você cometerá erros na vida, mas se fizer as coisas corretamente, poderá aprender com elas para nunca mais cometê-las. Em vez de se criticar após cometer um erro, pergunte-se por que você o cometeu e como pode evitá-lo no futuro.

Conclusão:

Não fique impressionado com a idéia de que aprender a amar a si mesmo pode levar anos. Todos os dias em que você trabalha nisso, você começa a ver mais auto-compaixão e auto-respeito. Você começará a aceitar suas falhas e, eventualmente, se amará incondicionalmente .

E aqui está a coisa realmente incrível que acontece quando você aprende a se amar: alguém também vai amar você. Depois de se tornar 1000% de acordo com quem você é e o seu lugar no mundo, você atrairá o homem mais maravilhoso que você jamais poderia encontrar. Garantido.

mattrcha

Add comment

Coloque o seu email abaixo
a receber gratuitamente
as atualizações do blog!

ATENÇÃO

Eu quero receber os e-mails e
informações do
Casalzando

Most popular

Most discussed